domingo, 4 de março de 2012

A ORIGEM DA FEITICEIRA

EPISÓDIO COMPLETO:
 

A GUARDIÃ DOS SEGREDOS DO CASTELO DE GRAYSKULL
 
Na série animada da Filmation, He-Man e os Mestres do Universo, a Feiticeira é a mestra e guardiã dos segredos do Castelo Grayskull, a fonte do grande poder de He-man. Ela demonstra várias qualidades angelicais: inspirar, aconselhar, proteger e advertir outros personagens, mais notavelmente a princesa Adora (She-Ra), a agir contra o mal. Embora ela seja considerada um dos mais poderosos seres em Eternia, ela exemplifica humildade e tem um caráter verdadeiramente altruísta, nunca cobrando crédito pelo seu esforço ou auxílio. Ela mora sozinha no Castelo Grayskull, vigiando toda Eternia por seu espelho mágico e praticando magia. A feiticeira também é a mãe de Teela, amiga de infância do Príncipe Adam e Capitã da Guarda Real, cujo temperamento agressivo está muito longe do que de sua serena mãe. Teela, quando era um bebê, foi entregue pela Feiticeira a Duncan, o Mentor, para que ele a criasse no palácio do Rei Randor. A Feiticeira temia que o Castelo Grayskull fosse um lugar muito perigoso para a filha crescer. No episódio "A busca de Teela", Teela decide descobrir a verdade sobre sua mãe através do Oráculo do Mar de Cristal. Ela consegue, mas a Feiticeira apaga a revelação da memória de Teela para o seu próprio bem. Mesmo desejando desesperadamente, ela ainda não pode lhe dizer a verdade. Com exceção do Mentor, as únicas pessoas que compartilham o segredo são He-Man, Gato Guerreiro, e o Oráculo do Mar de Cristal. É também estabelecido, neste episódio, pelas palavras proféticas da Feiticeira, que a filha está destinada a, um dia, assumir seu lugar místico, como a guardiã do Castelo Grayskull.  

A ORIGEM DA FEITICEIRA
 
O nome verdadeiro do atual feiticeira é Teelana (pronuncia-se 'Tilaná"). Sua história é revelada no episódio "A Origem da Feiticeira", em que Morgoth, um velho inimigo da Feiticeira, retorna de seu exílio numa dimensão distante e se prepara para atacar Eternia.


Enquanto espera que Morgoth reapareça no local previsto, a Feiticeira conta a He-man como se tornou a guardiã do Castelo Grayskull: seu antigo lar, a aldeia de Nowella, foi atacada pela Horda Maligna e, posteriormente, conquistada pelo maldoso bruxo Morgoth e seus aliados Ferros, Repta e Rachney, todos a serviço da Horda. Com a ajuda de um velho contador de histórias da aldeia, Teelana descobre a lenda do Castelo místico, que emergiria das areias do deserto quando o "Tempo do Mal" chegasse:


"Na mais árida região, encontrarás a esperança. Onde não brota a água, nenhuma planta cresce e nenhum vento sopra, ali acharás tudo que precisas." Fugindo de seu cativeiro, Teelana parte rumo ao deserto, a procura do Castelo Grayskull. Acreditando nas palavras do velhor contador de histórias, ela esperava encontrar lá alguém que a ajudasse encontrar uma forma de derrotar seus inimigos. Assim, quando ela estava prestes a sucumbir pelas areias do deserto de Etérnia, eis que a mística fortaleza magicamente surge perante os olhos cansados de Teelana. Uma voz ecoou, então, vinda de dentro do Castelo, convidando-a a entrar. "Você, que procura ajuda, entre! Mas saiba do seguinte: se você entrar no Castelo de Grayskull, jamais sairá dele da mesma forma como aqui chegou!"


Uma vez dentro do Castelo, ela encontrou uma velha mulher, Kodak Ungo, sua antecessora como Feiticeira. Kodak Ungo convidou-a a assumir o posto de protetora do Castelo de Grayskull, e explicou seus desafios como tal: "Não será uma tarefa fácil, Teelana! Você vai travar muitas batalhas, ver muita tristeza, e muita alegria. Como a guardiã do Castelo de Grayskull, você deve lutar constantemente na guerra contra o mal, e levar conforto aos necessitados. E você nunca será mortal novamente. Finalmente, você tem de preservar e proteger as Espadas do Poder, até chegar o dia quando ambas serão reclamadas por seus legítimos donos."


Depois de ouvir atentamente as palavras da velha Feiticeira, Teelana aceitou a oferta e imergiu no Poço do Poder, sendo transformada em Feiticeira pelos poderes do Castelo Grayskull. Uma vez tendo tomado o seu lugar de guardiã do castelo, a Feiticeira retornou à Nowella e venceu os invasores, antes de regressar definitivamente ao seu novo lar.


Embora Kodak Ungo tenha declarado que Teelana iria tornar-se imortal, isso parece ser pouco provável, já que ela, a antiga feiticeira, tinha ficado bastante velha. Esta é mais uma dentre as várias outras falhas grosseiras apresentada pelos roteiristas dos episódios de He-man. Com um vasto conhecimento sobre magia e história, a Feiticeira é o mais sábio entre os seres de Eternia. He-Man solicita frequentemente seu auxílio, especialmente quando se vê nas mais difíceis e complicadas situações. Mas a boa e velha Feiticeira, por vezes, aparece também aos outros personagens do desenho, que estejam em necessidade de orientação. Ela é considerada como um dos mais poderosos praticantes de magia em Eternia. No entanto, uma vez que seus poderes estão vinculados ao Castelo Grayskull, eles enfraquecem quando ela sai das suas muralhas. Quando tem necessidade de sair do Castelo, porém, ela assume a forma de um falcão, conhecido como Zoar.


O vídeo acima foi feito por um fã americano do desenho e, acidentalmente, pesquisando sobre o episódio no You Tube, eu o acabei encontrando. Fiquei ENCANTADO com o talento da pessoa que o produziu e rapidamente o incluí aqui, na minha homenagem especial à minha personagem preferida de desenhos animados de TODOS OS TEMPOS! =)

6 comentários:

  1. Gostei de seu blog...Podemos ver neste episodio como a Horda descobriu Eternia. As Espadas magicas...depois deste episodio, é obrigatório ver o filme 'O segredo das espadas magicas'!

    ResponderExcluir
  2. Há casos de imortais com aparência de velhos também. Não foi nenhum erro grosseiro dos produtores. Veja como exemplo o Odin e o Zeus entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas valeu pelo blog. Esse desenho é tão bom e sadio que parece até que veio de outro mundo.

      Excluir
  3. Quando a Teela vai descobrir que a Feiticeira é mãe dela gente ???????

    ResponderExcluir